Black and White Modern Vintage Pharmacy

O QUE É O VEDANTA E COMO ELE FUNCIONA?

Técnica e praticamente falando, Vedanta é a parte final dos Vedas (Veda-anta) dedicada a revelação da real natureza de tudo e todos como Consciência não-dual infinitamente não limitada. Do ponto de vista filosófico, Vedanta é o conhecimento que “coloca fim” a todos os conhecimentos voltados a fenômeno-objetos. Não que o indivíduo não possa continuar a desenvolver conhecimento objetivo científico, mas sim que o indivíduo com o conhecimento de sua real natureza já não busca a validação, completude e realização através de conhecimentos objetivos. 

O VEDANTA BRASIL

É dedicado exclusivamente ao estudo do Vedanta tradicional, um ensinamento extenso e completo que não é de autoria de nenhum ser humano, mas revelado por Isvara, o Senhor do Universo Manifesto sempre que uma mente humana, altamente contemplativa, investigativa, e receptiva esteja pronta a captá-lo.

Importante observar que no mundo espiritual moderno (Satsang movimento - neo-advaita) existe muita gente integrando alguns dos conceitos do Vedanta em seus arsenais de conceitos vagos, confusos, e muitas vezes, enganosos. Tais ensinamentos são no máximo, fragmentos dos conhecimentos das escrituras Vedanticas misturados com as interpretações e ideias pessoais dos indivíduos que os propagam e portanto, não constituem um ensinamento válido, completo e eficaz.

Esse fenômeno foi muito acelerado após o meu professor, James Swartz, também conhecido como Ramji, um Mahatma de altíssima categoria, se tornou famoso no mundo ocidental. Muitos dos gurus do movimento Neo Advaita leram os seus livros e integram alguns de seus conceitos.

Os conceitos e ensinamentos expostos pelo prof. Arlindo Moraes nesse site são todos alinhados com as escrituras do Vedanta tradicional.

Portanto, do ponto de vista do Vedanta Brasil, nossa linhagem inicia com Arlindo Nagar, passando por James Swartz, Swami Paramarthananda, Swami Dayananda, Swami Chinmayananda e naturalmente, Adi Shankaracharya no meio e Isvara no início.

A IGNORÂNCIA PRECISA SER REMOVIDA

Importante ressaltar que o Vedanta funciona através da remoção dos conceitos errôneos sobre a natureza do Ser/Eu. A exposição e remoção de tais noções equivocadas é indispensável em nosso processo de elevação espiritual e autoconhecimento. O Vedanta nada mais é que a analise de nossas experiências humanas não devidamente examinadas. Quando cuidadosamente examinadas sob a luz dos ensinamentos Vedantinos, as noções falsas a respeito da nossa real identidade são canceladas.  O mundo espiritual está repleto de ignorância mascarada de "sabedoria". Tais noções errôneas (ignorância) precisam ser expostas e neutralizadas no fogo/luz do conhecimento puro das escrituras. Quando criticamos e expomos essas noções dualistas, o fazemos para preservar a nossa tradição como também para facilitar o progresso do estudante.

"SRAVANA, MANANA E NIDIDHYASANA" 

Vedanta é uma metodologia de ensino completa situada no final dos quatro Vedas. Em sua forma original essa é conhecida como; ‘Upanishads’. Todos os ensinamentos espirituais, como também todas as estruturas religiosas presentes no mundo espiritual tem suas origens nos Vedas.

Fundamentalmente, os Vedas representam a fonte de toda nossa sabedoria espiritual que com o passar dos milênios deram origem a religiões e escolas de pensamentos inspirados nos Vedas mas não exatamente os ensinamentos originais puros. Quase que invariavelmente são fragmentos dos ensinamentos originais  Védicos, coloridos pelas  experiências e interpretações pessoais dos seus propagadores.

O que distingue os ensinamentos Védicos dos ensinamentos neo-advaita modernos é que os Vedas foram criados por Isvara (puro conhecimento), enquanto os ensinamentos dos assim chamados “mestres” de nossos tempos foram originados por indivíduos (um pouco do conhecimento Védico misturado com a experiência pessoal do indivíduo.)

O estágio mais importante no processo de desenvolvimento espiritual do Jiva é aquele no qual esse começa a distinguir a “sabedoria” da “ignorância” mascarada de sabedoria, e naturalmente isso somente é possível após um período extensivo de estudo e exposição aos conhecimentos das escrituras (conhecimento puro.)

O MODO QUE O VENDATA FUNCIONA É O SEGUINTE:

1) “Sravana,” que significa; ler, escutar, expor a mente aos ensinamentos mantendo uma atitude mental de abertura e confiança de que talvez as escrituras Védicas tenham razão.

2) “Manana,” que significa contemplar, meditar, refletir sobre os ensinamentos - e os ensinamentos do Vedanta são práticos, e sempre baseados na análise de nossas próprias experiências que nunca foram examinadas atentamente.

3) “Nididhyasana” que significa a constante aplicação dos ensinamentos e consequente assimilação do autoconhecimento. É como uma conversão; os ensinamentos das escrituras precisam ser aplicados e assimilados de modo que eles se tornem “meu conhecimento direto”, baseado em minha própria investigação.

Para os interessados em nossa tradição milenar, como também os novos integrantes do grupo, a sugestão é que vocês iniciem seus estudos seguindo a ordem cronológica como abaixo apresentada. Para aqueles que se consideram bem familiarizados com o Vedanta, por favor leiam ATENTAMENTE os textos disponíveis no blog. A leitura desses textos é "compulsória" para que os novos integrantes possam interagir no grupo do Facebook, apresentado suas questões, compreensões, comentários, etc.

ORDEM CRONOLÓGICA SUGERIDA:

1) A leitura do Livro, A Essência da Iluminação” de James Swartz é o primeiro passo. Este livro é pré-requisito para a participação neste grupo. Esteja a vontade de relê-lo atentamente.

Após a leitura, e/ou simultaneamente (dependendo da sua disponibilidade de tempo) sugerimos:

2) Assista/estude os vídeos da playlist; “Introdução ao Vedanta” ( 52 videos)

3) A sugestão seguinte é iniciar a playlist intitulada; “Webinário de Vedanta - Tattva Bodha” (17 videos)

4) A Seguir os vídeos da playlist; “Seminário Vedanta Introdução ao Karma Yoga - Ubatuba” (11 videos)

5) Playlist “Webinário de Vedanta Bhagavad Gita” (74 videos)

6) Playlist “Introdução ao Bhagavad Gita” 

6) Playlist “A Yoga das Três Energias” 

7) Playlist “Seminário/Webinário Viveka Chudamani” 

8) Playlist “Seminário/Webinário Panchadasi” 

Outras Playlists Interessantes:

“Descobrindo o Vedanta” (8 videos curtos de Introdução ao Vedanta)

“Bate Papo Vedanta” (9 videos “conversando” sobre temas Vedantinos)

“Pergunte ao Professor” (17 videos em formato P&R)

Colabore com o VEDANTA BRASIL

VEDANTA 

BRASIL

© 2020 Vedanta Brasil.