As Doces Palavras do Guru

Atualizado: 29 de Nov de 2020

: Na terra do “eu sei” existe sempre competitividade, inveja, pretensão, orgulho e arrogância. É um reino agressivo – o reino do ego. Então, eu digo, rejeite a cidadania desse reino. Na terra do “eu não sei ”, os habitantes se movem sem conflito e são naturalmente quietos, felizes e em paz. Os sábios ficam aqui. (Guru famoso)

NAGARJUNA – ...palavras lindas e poéticas, mas o problema de afirmações desse tipo é que elas causam mais dano do que ajuda – causam confusão num mundo espiritual que já é um grande labirinto de ideias e conceitos errôneos e enganadores. O texto acima tem um significado implícito que se diz contrário ao Conhecimento e a favor da Ignorância. Quando alguém diz ‘eu não sei’, isso simplesmente significa; eu sou ignorante. Não saber, ou saber erroneamente (apreensão errada) são ambos dentro da categoria; ‘ignorância’.

Além disso, o texto erroneamente associa a paz e a felicidade ao ‘não-saber’, que é de novo sinônimo de Ignorância. Em outras palavras, tal afirmação condena o conhecimento e celebra a ignorância. Soubesse o autor que o Ser Universal é por natureza ‘Conhecimento Puro’ ele não propagaria tais conceitos.

Naturalmente eu compreendo o que o autor procura dizer, mas ele o faz de modo totalmente impreciso e confuso! Conhecimento sobre coisas e objetos de experiência jamais libertarão o buscador, isso é verdade! Mas a total ignorância em relação aos mesmos também não seria de nenhuma ajuda... pelo contrário, seria ainda pior!

Os sábios verdadeiros não são ignorantes, porque eles que conhecem o que é mais importante de se saber. Eles compreenderam que o único conhecimento que libera é conhecer o conhecedor de todos os objetos de experiência. Isso se chama Conhecimento do Ser Universal ou Auto- Conhecimento, o conhecimento daquele princípio consciente que todos somos. E para que tal conhecimento/revelação ocorra, a mente e o intelecto devem estar profundamente purificados, e o ego devidamente educado sobre as leis que operam o nosso universo aparente.

Conceitos tais como; a ‘não-mente’, o ‘não-saber’, o ‘não-pensar’, o ‘não-ego’, o ‘silencio’... são conceitos frequentemente exaltados no mundo espiritual. Esse tipo de ensinamento é o que pode ser chamado de ignorância mascarada de sabedoria. Causa mais dano do que ajuda porque você a engole pensando que seja sabedoria.


Nagarjuna

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

VEDANTA 

BRASIL